Português | English

Cartas

SAÍ DO ESPIRITISMO… Agora vou estudar Teologia…

SAÍ DO ESPIRITISMO… Agora vou estudar Teologia…

 

----- Original Message -----

From: SAÍ DO ESPIRITISMO… Agora vou estudar Teologia…

To: contato@caiofabio.com

Sent: Monday, August 03, 2009 11:16 PM

 

Caríssimo Caio,
 
Meu nome é Lucas Santiago Borges, tenho 29 anos, casado, dois filhos, sou da Bahia, de uma pequena cidade chamada Caém, nome de origem francesa pelo fato de um de seus moradores ser de uma cidade francesa chamada Caen.  

Sou Historiador formado pela Uneb - Universidade do Estado da Bahia; professor de História e, pasme, freqüentei o Espiritismo por mais de 10 anos.

Aliás, a única referência religiosa que tive, apesar de ter sido lá que ouvi falar de Jesus com simplicidade...

Há dois anos que não freqüento por não assimilar alguns conceitos filosóficos como mediunidade; entre outros temas. Na verdade o espiritismo possui também a mesma presunção desses "ismo" existentes por aí...
Sem querer estar parecendo falar mal do espiritismo, mas desisti por vontade própria e estou estudando teologia através do curso: Escola de Pastor, site do Seminário Internacional. Quero conhecer a Teologia.
Talvez você nem acredite, mas eu nunca ouvi alguém falar do evangelho de Jesus com tanta simplicidade, lógica, essencialidade e racionalidade.

Você fala de um Deus que abraça a todos sem distinção.
Já mantive contatos com Fernando em SSA pra conhecer o "Caminho". Já assisti todos aqueles seus vídeos e pregações postados em seu blog, assisti até o que o Silas Malafaia supostamente fala de você sobre adultério; e olhe: estou convencido de que você é um homem abençoado por Deus e usa da racionalidade e cientificidade pra falar dos fatos bíblicos que para gente como eu, para quem eram lendas produzidas pelo homem e inseridas pela Igreja Católica em vários concílios.
Sem mais querido amigo,
Muita paz para o Senhor.
 
Lucas Santiago Borges

_____________________________________________

Resposta:

 

Lucas meu mano amado: Graça e Paz!

 

Na realidade os “ismos” e as “gias” são parentes mais do que próximos. De fato são por vezes gêmeos xifópagos ou pelo menos siameses.

Sim, não existe Teo-logia que não seja Teologismo...

Assim, ao ler a sua carta, me alegrei com a sua saída voluntária do Espiritismo, onde o ensino espiritual é totalmente equivocado, mas pelo menos se ensina o dogma do amor e da caridade...; e, logo a seguir na leitura, me preocupei com a sua impressão de que os ismos de lá não sejam também os ismos daqui, inclusive nas gias que disfarçam esses ismos...

Assim, na Gia você aprenderá pela via dos Ismos; pois, não há Teologia que não seja um sistema; um ismo; e que não se fundamente em dogmas, que são ismos; e que não ensine doutrinas que não sejam ismos também...

Meu conselho sincero e despudorado a você é simples:

Pare com esse negócio de conhecer Teologia e apenas entre de cabeça no Novo Testamento, você mesmo.

E mais:

Você me viu em algum lugar que não é o meu lugar na Internet. Portanto, se quer saber mais do Evangelho simples de Jesus, entre no meu site, no www.caiofabio.com e, nele, acesse a Vem e Vê TV [ou vá direto a www.vemevetv.com.br] e veja não nesgas do que eu disse, mas a coisa toda; e milhares de outras.

Sei que você não conhece ainda o meu lugar virtual porque nele você não acha nada do Silas Malafaia. Rsrsrs.

Aqui no site, em Download, você acha vários livros meus para baixar, e um deles é o “Nos Bastidores dos Espíritos”, no qual você encontrará uma linda e forte história de um ex-médium que conheceu Jesus em Manaus quando eu ainda morava lá.

Mas veja: você já escapou do Espiritismo. Portanto, cuidado para não embarcar em outro ismo...

Assim, mano, além de ler o Novo Testamento por você mesmo, recomendo que você entre na Internet e busque e pesquise os contextos históricos dos textos que você ao ler não tenha entendido. Sim, pois mais importante do que Teologia para quem estuda o NT, é o contexto histórico. Se você tiver noções dos contextos históricos do NT, creia tudo o mais é simples como o jornal do dia.

Também leia o meu site www.caiofabio.com e você aprenderá a crescer sem ismos a confinarem você.     

Agora é com você. Entre e deleite-se...

Assista [na Vem e Vê TV] também o Papo de Graça [15hs às 17hs] ou a reprise dele às 21:30 todos dos dias, de segunda a sexta.

Receba meu abraço e carinho.

Alguém do “Caminho” fará contato com você.

 

Nele, que não tem ismos, pois não confina nada ao conhecimento e ao arbítrio dos homens e de suas “sabedorias”,

 

Caio

4 de agosto de 2009

Lago Norte

Brasília

DF