Português | English

Cartas

QUAL É O CORAÇÃO? Me explique!

QUAL É O CORAÇÃO? Me explique!

 

 

 

 

 

----- Original Message -----

From: QUAL É O CORAÇÃO? Me explique!

To: contato@caiofabio.com

Sent: Thursday, February 07, 2008 17:03

Subject: CORAÇÃO SEGUNDO JESUS

 

Em razão da Carta que está no seguinte link do site:

TRANSPLANTE DO CORAÇÃO: a memória do órgão...

 

 

Caio,

 

Graça, Paz e entendimento neste portal!!!

 

Pegando carona, no assunto que o Abbc lhe escreveu sobre transplantes de coração, é algo que e eu também tenho algumas dúvidas, mas pode ser que muita gente também já pensou sobre isso.

 

Jesus disse que é do coração que procede todos os males; é a fonte contaminada pela queda que reflete no aumento espantoso da iniqüidade nos últimos tempos e os sinais que o acompanham comprovam isso; mas ele fala também da nossa interioridade, como condição onde o Reino começa e se estabelece; fala da alma humana, como respondeu ao rico; em algumas partes fala do espírito humano.

 

No antigo testamento Jeremias usa a expressão coração de pedra e coração de carne; e nos salmos também tem relatos da complexidade da interioridade do homem.

 

Desculpa a minha ignorância, mas esses dias eu conversava com duas pessoas sobre isso e eu entendo e creio que o coração humano não é apenas um órgão para “bombear sangue”, responsável pelo fluxo sanguíneo de todo o corpo, mas é a sede e a fonte da onde provém bondade, maldade, dureza, contrição, amor, ódio, etc..

 

Eles, como não são cristãos, portanto não discernem as coisas do Espírito, entendem que tudo isso se encontra no cérebro, toda complexidade de sentimentos, emoções, pulsões, afetos, dores, etc..

 

Gostaria que você comentasse, pois muita gente pode ver isso como obviedade e algo “simplório”, mas creio que pode edificar e esclarecer a muitos.

 

Um forte abraço!!

 

____________________________________

 

Resposta:

 

 

Meu mano amado: Graça e Paz!

 

 

Primeiro se impõe que você distinga algumas coisas de outras: por exemplo, o coração mencionado por Jesus [de onde procedem maus desígnios] e o coração mencionado por Jeremias [de pedra ou de carne], não é o coração como “órgão”, mas sim como alma, mente, espírito, interioridade profunda; ou seja: o ser.

 

Já o coração em questão na carta do Habib é o coração ORGÃO, bomba, do lado esquerdo do tórax, e que não é a sede de nada [no corpo do homem existem órgão de choque de coisas da alma, mas não existe lugar-físico que seja sede nada do espírito]. O que eu disse é que o coração ORGÃO é o armazenador de informações brutas acerca de gostos, prazeres e alegrias ou dores de seus portadores; e disse isto embasado em longo e minucioso trabalho cientifico — conforme citei na carta do Habib.

 

O coração-orgão é no máximo aquilo que eu disse na correspondência em questão. Entretanto, o coração órgão não é a alma, mas apenas um HD retentor de informações brutas. Já o cérebro é infinitamente mais elaborado, embora ele também seja um ente de transição entre o nascedouro imaterial da alma e do espírito, e o elemento de expressão disso, e que se manifesta pela via da mente-cérebro.

 

O coração que vale, entretanto, é aquele que só bombeia sentimentos, impressões ou juízos. Ou seja: o coração que vale é aquele que é você, seu espírito e sua alma.

 

Espero ter clarificado as coisas para você!

 

 

Um beijão muito carinhoso!

 

 

 

Nele, com todo afeto do coração,

 

 

 

Caio

 

08/02/08

Lago Norte

Brasília

DF