Português | English

Cartas

ESTOU MUITO PREOCUPADO COM MEU IRMÃO!

ESTOU MUITO PREOCUPADO COM MEU IRMÃO!

 

 

 

 

 

 

 

----- Original Message -----

From: ESTOU MUITO PREOCUPADO COM MEU IRMÃO!

To: contato@caiofabio.com

Sent: Friday, September 12, 2008 1:56 PM

Subject: ajuda!

 

 Querido irmão em Cristo,  ·. 

Venho por meio deste e-mail solicitar sua ajuda.


Tenho um irmão que freqüentou a igreja por alguns anos, há mais ou menos 12 anos atrás. Sempre duvidei se sua conversão genuína, uma vez que nunca o vi ter um momento de oração ou comunhão com Deus, senão coletivamente, na igreja. Nunca o vi chorar enquanto cantava ou orava, nunca percebi as marcas de uma vida ressuscitada, mas pensava que tais atitudes faziam parte da personalidade dele.

 

Hoje se tornou cético e ateu não assumido, mas que veementemente confronta de forma direta as verdades do evangelho.

 

Veja algumas dos pensamentos que defende veementemente.

1-         "Se Deus pode acabar com o mal, mas não quer, é monstruoso; se quer, mas não pode, é incapaz; se não pode nem quer, é impotente e cruel; se pode e quer, POR QUE NÃO O FAZ?”


2 – Nietzsche: "Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo”.

3 - ..."Se 50 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo uma coisa estúpida." Ou seja: não se pode avaliar uma verdade pelo que ela perdura... Não é porque a Bíblia tem 4 mil anos, e é crida por milhões, que seja verdadeira... Esse argumento é furado. Pode até ser que seja, mas não por esse motivo...

 

Ele disse:

 

Sobre os pensadores, é como te disse... conheço Sócrates, Platão, Epícuro, Nietzsche..., e os escritores da Bíblia só os conheço através da Bíblia, logo...

 

Mais:

 

Vamos abandonar o pensamento então... Vamos erradicar o raciocínio... Trucidar a inteligência humana e acreditar piamente nessas coisas, independente de confirmações... Ou de fatos que comprovem sua veracidade?! Ou seja: simplesmente ter fé?...

 

Mais:

 

Mas concordo plenamente com Nietzsche... "Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado e adorado o tempo todo." Isto é realmente ridículo... Um comportamento egocêntrico, auto-afirmalista... e infantil. Deus não pode ser assim. Então algo está errado...

 

6 - A Bíblia é perfeitamente contestável... O que está lá é duvidoso... Ainda estou formulando uma opinião sobre ela.

 

Estes são trechos de uma conversa que tivemos no MSN... Realmente fiquei assustado quando estava lendo o que ele escrevia...

 

Percebi então que ele não teve um encontro real com Cristo, mas sim com a religião.

 

Confesso que ainda estou muito preocupado com esta posição dele, por isto resolvi escrever pra você, a fim de encontrar conselhos sábios que me levem á entender melhor esta situação.

 

Um abraço!

 

_____________________________

 

Resposta:

 

 

 

Meu irmão: Graça e Paz!

 

 

Eu concordo com boa parte do que o seu irmão diz, embora saiba que concorde com ele a partir de razões e percepções bem diferentes das dele.

 

Realmente se louvor fosse o que se faz “na igreja”, somente um deus que não fosse Deus, pediria aquilo como louvor e adoração.

 

Quem gosta de coisas assim é o diabo. O diabo é que adora um culto como culto, e não como vida e modo de ser, pensar e sentir.

 

As lógicas e entusiasmos dele ainda são filosoficamente muito infantis, e, naturalmente, são o produto de uma mente enfatuada com o que pensa saber; apesar de que, no que tange ao que diga a você, ele esteja certo em algumas questões, embora, apesar disto, esteja extremamente equivocado quanto as respostas que supõe possuir.

 

De fato, não se pode conhecer a Deus nem pela filosofia, nem pela ciência, nem pela religião, nem pela moral, nem pela estética, nem por nada.

 

Deus é Deus. Não cabe em nada disso. Afinal, tais coisas procedem Dele como possibilidade ao homem, mas não como capacitação do homem para que por meio delas possa conhecer a Deus.

 

Se assim fosse, Deus não seria!...

 

Quanto ao que ele falou sobre Deus ser todo-bom, mas não ser todo-poderoso, ou, o contrario, saiba: a lógica é certa; e, também, cansada de ser levantada no curso dos últimos duzentos anos.

 

Agora, entretanto, quem pensa, até pelo pensar, já começa a pensar para além daí, pois, houve dramáticas mudanças nos paradigmas de pensamento nos últimos vinte anos.

 

O pensar de seu irmão ainda é pré-atômico, e, pior, é ainda pré-quântico.

 

Tratei muito da questão nos anos 70, nas universidades, pois, naquele tempo, essa era a pergunta da moda. Aqui no site há textos sobre o assunto, e, em vários de meus livros o tema é tratado.

 

Sugiro a leitura de dois links:

 

A ÉTICA NO CONTEXTO DO ABSURDO



JÓ E UMA AULA SOBRE O ABSURDO...

 

 

Jesus disse que a fim de conhecê-Lo a pessoa tem que primeiro prova-Lo, e do único modo que se pode provar a Deus: pela experiência de Deus, a qual somente é possível pela fé. Portanto, sem fé é impossível agradar a Deus.

 

Isto, porém, não é um problema para você, nem para Deus, e, nem tampouco, para o seu irmão. Afinal, quem jamais organizou o modo de Deus se revelar a quem quer que seja?

 

Sobre Nietzsche há várias citações minhas acerca dele aqui no site. Algumas vezes concordando, outras discordando, porém, carinhosamente, sempre entendo sua angustia.

 

Leia:

 

ORAÇÃO DE NIETZSCHE



CAIO, ACHO QUE VOCÊ NÃO ENTENDEU NIETZSCHE - I e II



O ANTICRISTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE

 

 

Abra seu entendimento também. Cuidado para que a luta dele não seja contra “o Deus de você”, por sentir que sua fé é experiencial, mas sem tanto discernimento em algumas coisas, como louvor, culto, emoção, sentimento, etc.

 

Receba meu carinho!

 

 

Nele, que ama os nossos irmãos, pois, sendo irmãos deles, somos, apesar de nós, também por Ele amados,

 

 

Caio

 

12 de setembro de 2008

Lago Norte

Brasília

DF