Português | English

Cartas

ELES DIZEM QUE NÃO TENHO FÉ...

ELES DIZEM QUE NÃO TENHO FÉ...

 

 

 

 

 

----- Original Message -----

From: ELES DIZEM QUE NÃO TENHO FÉ...

To: contato@caiofabio.com.br

Sent: Monday, May 07, 2007 10:58 AM

Subject: FÉ EM QUÊ?

 

 

Pastor Caio,

 

 

Tenho dúvidas com relação à fé. Basicamente seria: Em que devo ter fé?

 

Tenho 32 anos e fui criado na igreja. Sempre ouvi tantas coisas, mas essas tantas coisas acabam por se anular. No fim de tudo, não sei em que exatamente devo ter fé.

 

Vou tentar ser claro. Tenho fé na verdade central da revelação: Jesus é o verbo encarnado que me salva.

 

Tenho fé de que Jesus está comigo até a consumação dos séculos.

 

Tenho fé que minha vida está Nele, guardada por Ele e que todas as coisas contribuem para o meu bem.

 

O que eu particularmente creio, baseado na fé que tenho e que expus acima, é que seja lá o que for que me aconteça, em Cristo tudo está escrito e guardado para o meu bem.

 

Minha dúvida está nas coisas que quero para minha vida como ser único.

 

Estou disputando, juntamente com outros dois colegas, a vaga para gerência de marketing de minha empresa.. É algo para o que venho trabalhando arduamente durante anos, sem fazer nada que pudesse prejudicar quem quer que seja.

 

Como estou ansioso e apreensivo, conversei com alguns amigos cristãos e eles me perguntaram: “Você não tem fé?”. Eu disse que tenho fé no Deus que me guarda e que seja lá o que for que me aconteça, vai ser para o meu bem. Mas eles disseram que não é bem assim, porque se é algo que eu realmente quero e se eu realmente tiver fé, eu vou conseguir.

 

Afirmam baseados em verdades que eu também creio, por exemplo: Jesus disse que “... se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta figueira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.”; “... e tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” etc. Exemplos não faltam.

 

Fico na dúvida porque acho que de repente posso estar tentando mascarar minha falta de fé com um discurso etéreo de que Deus sabe o que é melhor para mim.

 

Eu, particularmente, não consigo ter certeza de que a vaga é minha, não que eu não acredite que Deus não possa fazer, mas eu não sei se esse é o melhor de Deus para mim...

 

A fé não é a “... CERTEZA de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem.”? Eu não tenho certeza e nem convicção, isso quer dizer eu não tenho fé? Será que eu não tenho fé?

 

Se o Sr. já tiver respondido a algo parecido, por favor, poderia me dizer ao menos o título para eu poder ler?

 

Muito obrigado!

 

___________________________________________

 

 

Resposta:

 

 

Meu amado amigo na Esperança: Graça e Paz!

 

 

Com a sua fé você vence tudo: vence a vitória de conseguir (o que é pior do que a derrota como tentação), vence o não conseguir, vence o ter, vence o não ter, vence a desesperança e vence na esperança, vence na vida e vence na morte. Vence.

 

Essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus; e, por tal fé, você terá sempre vida em Seu nome, com emprego ou sem emprego.

 

Você viu algum dos apóstolos, com base nas palavras que você citou acima, pedir a Jesus para assentar-se em algum lugar de poder entre os homens? Você viu Jesus dizer que quem tivesse fé receberia ajuda especial do trafego de influencia celestial? Você viu Jesus garantir que Pedro seria o dono da maior empresa de pesca da Galileia? Você viu algum dia Jesus dizer que os Seus discípulos “usariam a fé” para realizar caprichos ou atingir alvos profissionais? Você viu Jesus dizer que quem tem fé, mesmo não tendo qualificação profissional, passaria os profissionais melhor preparados para trás e sempre teria a função desejada no emprego?

 

A fé em Jesus não é no quê, mas em Quem.

 

A diferença entre a sua fé e a de seus amigos de Jó é que eles crêem que podem ganhar pirulitos e você crê que pode ganhar a vida.

 

Eles acreditam em fé como poder operacional para realizar, com ou sem justiça, o que o individuo quer e pede. Já você crê que confiando em Jesus, você nunca deixará de estar onde Deus o puser e nunca estará onde Ele não o colocar.

 

A fé de seus amigos é forte, é humanamente poderosa, mas não é fé segundo o Evangelho. A fé segundo o Evangelho é em Deus, não em feitos. Eles crêem na fé. É fé na fé. Você não crê na fé. Você crê em Deus. A fé na fé é assim: cheia de alvos humanos, como diretrizes de empresas ousadas e com síndrome de monopólio. Já a fé que você tem não é assim: ela é fé em Deus, no amor de Deus, no cuidado Dele, no melhor Dele para você, por isso, você faz a sua parte do melhor modo possível, confia, entrega, descansa, e vai... O que vier é bom. O que não vier conforme o imaginado é bom também. Pois, Nele, em confiança em Seu amor, tudo é bom.

 

Quem tem a fezinha deles não tem a sua fé. Mas quem tem a sua fé, tem muito mais que essa tal fezinha de determinações Kenneth Haginiana. Você crê o mais... Eles crêem o menos da fé. E, saiba: quem crê o mais crê também o menos, mas quem crê o menos, esse não crê o mais.

 

Paulo disse que a maturidade da fé é saber. Saber ser humilhado. Saber sem honrado. Saber ter muito. Saber ter pouco. Saber viver exaltado. Saber viver despojado. Assim diz ele: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

 

Paulo diz que o sinal da verdadeira fé é saber viver contente em todas as coisas e circunstancias.

 

E você? Trocará a sua fé por esse repasto servido pelo Kenneth Hagin e não por Jesus?

 

Meu mano, nem pense em tais tolices!

 

Faça sua parte com honestidade, esforço, estudo, e com todo preparo. O mais: descanse. Deixe que os pagãos se preocupem com todas essas coisas, pois, você, sim, você sabe que o seu pai celeste sabe o que você necessita e dará tudo a você conforme a sua necessidade.

 

Continue tendo a fé que lhe foi dada e veja daqui a um tempo quem estará feliz: se você ou se esses seus amigos da fé herbalife.

 

Mano, é simples assim!

 

Na confiança existe fé. Mas no nervosismo que deseja se passar por fé não há nenhuma confiança.

 

O chamado é para crer e descansar conforme tudo aquilo que você confessou como sendo o que é essencial. Para que crer no que não é essencial? Ora, é do essencial que procedem todas as coisas.

 

Receba meu beijo carinhoso!

 

Faça sua parte sem ansiedade!

 

 

E creia que assim você só será posto onde Deus puser você!

 

 

 

Nele, que não mudou o monte das Oliveiras para o Mar Mediterrâneo — embora tenha dito que poderia, mas, para quê?

 

 

 

Caio

 

08/05/07

Lago Norte

Brasília