Português | English

Cartas

COMO JESUS VÊ O CORPO FÍSICO?

COMO JESUS VÊ O CORPO FÍSICO?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

----- Original Message -----

From: COMO JESUS VÊ O CORPO FÍSICO?

To: Caio Fábio

Sent: Tuesday, April 29, 2008 9:04 PM

Subject: Como é visto o CORPO segundo Cristo ???

 

Pastor Caio,

 

 

Graça e paz !!! Tentarei ser objetivo em minhas questões.

 

Sou estudante de dança na universidade federal da Bahia. A nossa formação é principalmente critico-analítica e pedagógica. E se tratando de dança, falamos principalmente sobre o corpo, sua relação com a arte, a história e com a sociedade.

 

Pois é nesse ponto que eu me atenho. Estudamos filosofia e sociologia, e as análises sobre o corpo no ocidente são sempre relacionados às colocações filosóficas de Platão, que por sua vez são comparadas à postura judaico-cristã. Nessa posição, o corpo é visto como túmulo e prisão da alma. Para ele (Platão) a carne é motivo de vergonha e o símbolo do pecado, assim como também pensa o cristianismo histórico.

 

Após ler vários dos seus comentários e textos acerca da postura do movimento cristão e seus equívocos, venho aqui lhe perguntar como o corpo é visto na Nova Aliança. Qual a postura e interpretação mais próximas da maneira como Cristo via o corpo. Platão tem razão em suas afirmações?

 

Sei que isso não deve ter muita influência no exercício da fé, mas se lhe for possível gostaria que respondesse. Fique à vontade nas suas colocações, pois quanto mais informação melhor será, posto que desejo aplicar sua análise nas minhas colocações acadêmicas.

 

Grato desde já por sua atenção,

 

Neemias Santana

 

_____________________________________________

 

Resposta:

 

 

Meu irmão querido: Graça e Paz!

 

 

 

Em quase todos os meus livros, da década de 80 em diante, falei abundantemente sobre o assunto. Sugiro que você leia esses livros, pois, tudo o que aqui eu lhe diga será pouco em comparação com a fartura de material já produzido sobre o tema.

 

Sempre fui contra o modo grego como o “cristianismo” interpretou o corpo, o que está vinculado à idéia de “mundo” na perspectiva dicotomizada da religião. Portanto, entender o conceito de “mundo” no N.T. é fundamental.

 

Ora, assim como “mundo” tem conotações positivas e negativas no N.T., assim também acontece com a idéia de corpo. Aqui no site você encontra essas diferenciações sendo expressar em vários lugares.

 

Jesus via o corpo com o amor de Quem olha o que criou!

 

Para Jesus o corpo tem o valor que um corpo que é trazido da morte para a glorificação pode ter. Por isto é que Ele ressuscita no corpo, e, no corpo come, bebe e se deixa apalpar depois que ressuscitou. Tomé que o diga!

 

Ele mesmo diz: “Um espírito não tem carne e ossos como vedes que eu tenho”.  

 

Ora, ao assim dizer Jesus acabou com qualquer desvalor que o corpo pudesse ter.

 

Quando quis significar a união humana mais radical Nele mesmo, Ele ofereceu a Sua carne e o Seu sangue como vida para o mundo.

 

E por que você acha que ele curava os corpos das pessoas?

 

Em Jesus a cura do corpo é também um ato de legitimação da vida no corpo.

 

O chamado de Jesus é para a rendição do ser em sua totalidade — corpo, alma e espírito — ao amor de Deus. Sim! Sem dicotomias ou tricotomias.

 

O amor a Deus deve ser com toda força, com toda alma, de todo o coração e com todas as intensidades do espírito.

 

Em Paulo o corpo físico é corpo de morte na mesma medida em que é uma oferta viva de amor a Deus.

 

Em meu livro mais recente intitulado “Sem Barganha com Deus”, mostro mais uma vez como o “Cristianismo” é [“teologicamente”] filho dos filósofos gregos e está cheio do “paganismo filosófico dos gregos”.

 

Se você for lendo e lendo o meu site, encontrará tudo isto acerca do que aqui falo. Leia. Fará bem a você.

 

Receba meu carinho!

 

 

Nele, em Quem “corpo fui formado”,

 

 

Caio

 

30/04/08

Lago Norte

Brasília

DF