Português | English

Cartas

ADÃO, A VOTAÇÃO E A ELEIÇÃO!

ADÃO, A VOTAÇÃO E A ELEIÇÃO!

   

-----Original Message-----

From: Osmar

To: contato@caiofabio.com

Sent: quinta-feira, 10 de julho de 2003

Subject: Adão e eu...

 

 

 

Você disse: "Por Adão o pecado entrou no mundo, mas Adão não é o bode expiatório, pois, todos pecaram. Em Paulo, Adão sou eu... ele era Adão... cada um é Adão.

 

Adão é a natureza herdada... mas que não se auto-determina fatalistamente pela herança, mas pela confirmação da herança, pois, todos pecaram à semelhança do pecado de Adão".

 

1) Em certo sentido ele (Adão) não é também o bode expiatório? Se confirmamos a herança é porque havia uma herança deixada por ele, não é assim? Não tínhamos como não pecar.

 

Resposta: Eu confirmo a mim mesmo em Adão; e Adão é confirmado por mim, em mim.  

 

2) Parece injusto pra você o fato de termos sido representado em Adão sem termos votado para isso, sem termos nem sequer nascidos?

 

Resposta: Parece justo a você estar falando de Adão, sendo que ele mesmo não foi “votado”. Meu querido, esse negócio de votar é novidade da demo-cracia humana. É legal para nós escolhermos e assumirmos a responsabilidade pelas nossas próprias escolhas. Mas, quando se trata de Deus, acabou a demo-cracia. Estamos falando de eleição livre e soberana. Déspota é o nome Daquele que chamamos de Senhor! E eu não tenho nenhum problema com isso!

 

Além disso, eu não acredito que eu, pessoalmente, fizesse nada melhor que Adão. Ele não via a existência com os nossos olhos. Eu vejo a vida com os olhos caídos de Adão. Mas não tenho nenhuma dúvida de que eu não seria melhor do que ele. A queda dele é a minha queda. Por isso a salvação dele é também a minha salvação!

 

 

 

 

 

Nele,

 

 

 

Caio

 

10 de julho de 2003

 

Copacabana

 

RJ