Português | English

Histórias

ÚLTIMOS MOMENTOS DO AMIGO DARCY DUZILEK

ÚLTIMOS MOMENTOS DO AMIGO DARCY DUZILEK

 

 

 

 

ÚLTIMOS MOMENTOS DO AMIGO DARCY DUZILEK

 

 

 

Irmãos em Cristo,

 

Ontem as 19h30 no Auditório da Unigranrio, a pedido dos alunos do Curso de Teologia, começou uma reunião. Antes de adentrar ao recinto soube que Pastor Darcy estava sentado na primeira cadeira, da primeira fileira, do lado direito de quem entra no Auditório.

 

Entrei no Auditório falei com todos os alunos que estavam do lado esquerdo e me dirigi ao Pastor Darcy. Estava ele, sua bolsa na cadeira seguinte e eu.

 

Orei no início da reunião que foi conduzida pelo Diretor do Seminário, Pastor Ozeimar Batista. Durante toda a reunião Pr. Darcy estava sereno, olhando para a direita e para a esquerda a cada palavra de cada aluno. Pr. Ozeimar, disse que na hora que ele quisesse falar que a palavra seria concedida a ele.

 

Ele foi sempre o interlocutor entre o STBDC e a Reitoria da Unigranrio. Em dado momento ele pediu a palavra. Como estava como Secretário ad doc daquela reunião, tenho suas últimas falas que depois publicarei no OJB e darei a Nancy, ao Sérgio e aos familiares.

 

Ele começou dando um Boa Noite e falou calmamente durante 15 minutos. Emocionou-se ao falar de Fé e citou o Pastor José de Souza Herdy, como exemplo de Homem de Fé, que deixou um legado educacional para Duque de Caxias. Pediu oração pelo Reitor da Unigranrio, Pastor Arody e, de repente se desequilibrou, deixou cair o microfone, e tomba de joelhos e para frente vindo parar em minhas mãos.

 

Tirei sua camisa. Desabotoei seu cinto, Tirei seus pertences e relógio e já não havia pulso. Colocamos seu corpo direito no chão. Segurei sua cabeça e de imediato dois caríssimos alunos Érika (Corpo de Bombeiro) e Ataliba (Socorrista) começaram a fazer os primeiros socorros.

 

Neste período acionamos o Reitor, outras pessoas, após 15 minutos transferimos para a ambulância, mesmo com 3 paradas cardíacas, ele ainda voltava a dar algum sinal de pulsação, diante do esforço que todos estavam fazendo.

 

Já no Hospital Mário Leoni os médicos fizeram tudo para reanimá-lo, seu coração voltou a operar, seqüelas cerebrais seriam avaliadas mais tarde, mas veio a última e definitiva parada cardíaca.

 

Vimos o corpo do Pr. Darcy já inerte; aguardamos a chegada do Pr. Sérgio, de familiares, amigos, irmãos em Cristo, Pr. Vander, Pr. Marcus Benícius, Pr. Elizeu Rocha, Pr. Paulo Toledo, entre outros, e até as 02 da manhã demos toda assistência possível.

 

Voltei para casa. Não dormi. Então chorei, para não enfartar também. Estou na Igreja ainda em lágrimas, como eu, Érika e Ataliba e depois dois funcionário da Unigranrio trabalhamos para que o Pr. Darcy sobrevivesse. Abraço a Érika que chorava, como eu estou chorando agora, fizemos a nossa parte. Deus, porém é quem manda.

 

Estou indo para o STBSB agora, chorando e silente diante dos desígnios do Todo Poderoso Deus.

 

Deus nos deu Darcy Dusilek, Deus para si o tomou: LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!

 

Que nosso Deus conforte Nancy, Sérgio e todos os familiares e o povo batista!

 

 

 

Pastor Marcos Luis Lopes

1ª Igreja Batista em Centenário
Duque
de Caxias - Rio de Janeiro - Brasil

Professor do Seminário Teológico de Duque de Caxias - Campus Unigranrio.

Presidente da Associação Batista Caxiense.

2º Vice Presidente da Convenção Batista Fluminense.