Português | English

Reflexões

POR QUE VOCÊS NÃO ME COMPREENDEM?

POR QUE VOCÊS NÃO ME COMPREENDEM?



POR QUE VOCÊS NÃO ME COMPREENDEM?

 

Uma das questões epistemológicas mais profundas levantadas por Jesus -- Ele foi a Questão Absoluta em-si até quando não fez perguntas, mas Ele as fez -- foi a seguinte:

"Por que não compreendeis a minha linguagem?" [Evangelho de João]

 

A resposta:

 

"É porque não tendes a Palavra de Deus Permanente em vós".

 

Ora, a Palavra de Deus para Ele era a Verdade de Deus, podendo ela chegar aos homens pelas Escrituras, pela Voz de Deus na consciência, pela vocalização silenciosamente majestosa da Criação, pelas trocas de amor e verdade entre os humanos, pelas metáforas das circunstâncias na existência, nas dores, ou mesmo até pelo pelo "vento" [rsrsrs - João 3]; e, sobretudo, por meio do Seu Filho, a Quem constitui o herdeiro de todas as coisas, sendo Ele também a expressão exata do Ser de Deus. [Epístola aos Hebreus cap.1]

 

Por "Palavra Permanente em nós" Ele se referia a termos discernido "de que espírito Ele era", e, assim, termos definido que conforme o espírito-modo-olhar-sentido-Dele [...] também seremos neste mundo e para sempre. É como morrer Nele. Nada é mais definitivo do que algo assim ... como um morrer mesmo. Acabou! É! Pronto! Não há re-visão Dele em mim. Apenas há re-visão minha Nele!

 

Portanto, o que Jesus estava dizendo ao indagar por que Sua Linguagem não era compreendida por aquela geração-de-religiosos-"evangélicos"- judeus ... basicamente era o seguinte:

 

Vocês não me entendem apenas porque decidiram não me entender, pois não querem a mudança absoluta que a minha-palavra-de-Deus trás; posto que gere um estado novo de olhar que é o oposto de tudo o que vocês defendem.

 

Portanto, o que Jesus diz é que Entender É Uma Escolha!

 

Sim, uma escolha que revoluciona todos os dogmas e certezas prévias, e, portanto, insuportável para todos os que cultuam a imutabilidade das leis, regras e gessos existenciais.

 

Ou seja:

Entender é para quem não teme a Permanente Impermanência do viver que existe em mudança existencial e conversão ininterrupta.

 

A Palavra de Deus Permanente em mim é a garantia de um estado de arrependimento permanente! De conversão permanente...

 

Só pode discernir a linguagem de Jesus quem não teme as consequências de Jesus na existência!

 

Nele, pedindo que você compreenda,

 

Caio
5 de janeiro de 2014
Lago Norte – Brasília