Português | English

Reflexões

ONDE ENTRA DEUS NISSO?

ONDE ENTRA DEUS NISSO?

 

 

 

 

 

 

ONDE ENTRA DEUS NISSO?

 

 

 

“Aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem”.

 

“Quem vai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes”.

 

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.

 

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará”.

 

 

Quem lê o primeiro versículo bíblico dos acima citados, e não conhece o contexto geral do ensino das Escrituras sobre trabalho e diligencia das mãos e nos atos simples e práticos, pode até pensar que o estimulo bíblico é para que não se faça nada, pois, aos amados de Deus, Ele faz provisão enquanto eles dormem.

 

Em contraposição, quem lê apenas o segundo, pode pensar que tudo depende exclusivamente de trabalho, e que a resolução do homem e sua perseverança são os únicos elementos vitais em qualquer coisa a ser feita.

 

Quem lê o terceiro verso, no entanto, fica com a impressão bem mais equilibrada de tudo, mesmo que não conheça o contexto da Escritura acerca do significado do trabalho do homem e da confiança em Deus. Afinal, o verso do salmo em questão diz que o homem só trabalha em vão se Deus não estiver edificando a obra daquele que trabalha.

 

Já quem lê o ultimo verso, quase sempre se pergunta: “Entregar significa já nada mais fazer?

 

Ora, nunca. Afinal, quem entrega, faz algo impossível ao homem sem fé, e, por isto, já pode voltar a fazer, pois, agora, fará sem o desespero do engano da auto-redenção do fazer pelas próprias mãos.

 

Assim, quem entrega pode trabalhar pelo que entregou, pois, agora, trabalhará sem as presunções da auto-salvação, e, por tal razão, trabalhará sem o paganismo da ação que se pretende realizadora de seu próprio significado.

 

Entregue tudo e trabalhe livre!

 

É em tal tranqüilidade que reside o nosso livramento, bem como a nossa eficácia no fazer!

 

 

 

Caio

 

19 de agosto de 2008

Lago Norte

Brasília

DF