Português | English

Histórias

CORPO DE CRISTO: HELLENA PÉ DE ANJO

CORPO DE CRISTO: HELLENA PÉ DE ANJO



Outro dia estávamos conversando Davi (meu filho), Tatiana (mulher dele), Adriana, Hellena e eu.

“Pai, essa marrequinha agora só me dá o pé na hora de dormir. A cabeça e o corpo ela deita sobre a mãe. Mas só dá o pé pro paizinho dela. É ou não é, marreca? Diz pro seu vô”—contou Davi, enquanto ela olhava para ele e para nós com aquele olhar de quem já sabe o que vai dizer; cheia de charme que ela é.

“Mas é que eu dou o pé, pai. O pé é meu; tá ligado aqui, ó (mostrando a perna); e a minha perna está ligada ao meu corpo; a tudo, pai”—afirmou ela com toda segurança, e como se fosse uma verdade indiscutível: o pé e o corpo são uma coisa só!

Adriana riu muito, e disse: “Hellena, se na igreja, que é o Corpo de Cristo, aquele monte de homens grandes tivessem a sua consciência, de que o pé e corpo são a mesma coisa, não tinha problema nenhum!”

Hellena não entendeu bem essa parte do Corpo de Cristo, mas nós, os adultos, rimos da comparação, tão rica e real que ela é.

“Tudo sou eu!”—disse ela. “A cabeça e o pé; tudo...; viu? tá tudo ligado... tudo!”

Toda hora eu ouço a voz de Deus na simplicidade sábia das parábolas da Hellena.

E fiquei pensando como será bom na hora em que os meninos-homens desistam das coisas próprias de menino, e, como homens-meninos, abracem a maturidade das crianças que sabem que o pé é parte do corpo; e que nele não há inferioridade; posto que o que vale é ser parte do Corpo e servir o Cabeça, Cristo, de quem todo corpo bem ajustado e suprido, efetua seu próprio crescimento, até que todos cheguemos à estatura do varão perfeito, que na analogia da Hellena, é o pai dela, que recebe o pé como quem recebe a cabeça; sem queixas que não sejam meras brincadeiras.

Não é à toa que I Coríntios 13 fica entre dois capítulos que faam de dons e da organicidade do Corpo de Cristo. Somente o amor faz as ligas nesse Corpo, como em qualquer corpo. É o amor que liga tudo o que é vivo, fazendo das partes uma coisa só.

Quem ama a Jesus, quer apenas ser do Corpo, não importando a designação; posto que quem quer que você seja no Corpo; ou qualquer que seja o seu dom— carrega em si a alegria desse pertencimento; e não sofre de depressões e nem invejas em razão de ser quem é; afinal, é do Corpo.

O Amor é o caminho sobremodo excelente porque é somente mediante o caminhar em seu chão aquilo que transforma pés em entes gratos; que transforma membros menos decorosos em objetos especiais de amor, carinho, honra e maior dignidade; e dá até à cutícula espiritual do dom que sou um significado orgânico indispensável.

Só sabe como um membro do Corpo é essencial quem já perdeu um. Ninguém que não tenha pé julga que ele não tem importância fundamental.

Ninguém pense de si mesmo nem além e nem aquém do que convém!

Ah! só uma coisa: quem me dera dormir toda noite sentindo aquele pezinho moleque daquela marrequinha bem jogado em cima de mim, enquanto ela vira para lá e pra cá enquanto dorme como rainha de qualquer cama.

Sempre que o vô e a vó têm essa chance, a gente apenas se deleita, mesmo que seja cheirando aquele chulé santo e doce que vem daquele pezinho de anjo.



Nele,



Caio