Português | English

Artigos

OS RESPONSÁVEIS PELA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL!

OS RESPONSÁVEIS PELA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL!

 

 

 

OS RESPONSÁVEIS PELA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL!

 

Original Message -----

To: Caio Fabio
Sent: Thursday, October 09, 2008 11:34 AM
Subject: OS RESPONSÁVEIS PELA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL

 

Caio, meu amigo,

Recolhi algumas opiniões e resolvi condensá-las de forma a oferecer, aos leigos como eu, uma maneira mais fácil de entender essa Crise Financeira Mundial.

Bento

---------------------

Crise americana - O estrago que seu Biu provocou

Quer entender a crise que pode levar os Estados Unidos para o buraco, segundo Bush, e
-----  com ele parte do mundo? Leia um e-mail que circula entre economistas e que pesquei no blog Acerto de Contas:

"O seu Biu tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça “na caderneta” aos seus leais fregueses, todos bebuns e quase todos desempregados. Porque decide vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito e o aumento da margem para compensar o risco).

O gerente do banco do seu Biu, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constituem, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, PQP, TDA, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer.

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Biu ).

Esses derivativos estão sendo negociados como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.
Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas, e o Bar do seu Biu vai à falência. E toda a cadeia sifu."(
Extraído do blog do Noblat)
-------------------

Claro que não foram apenas "os bebuns e quase todos desempregados" que provocaram essa crise financeira. Afinal, mais da metade dos americanos aplica no Mercado de Ações. Isso transformaria 100 milhões de americanos em "Seu Biu". Mas a ilustração é boa.

Podemos trocar também os bebuns e Seu Biu por:

1. Construtoras e Imobiliárias vendendo apartamentos e casas a consumidores ávidos por morar em uma "área mais valorizada", o que acaba valorizando ainda mais, artificialmente, essas áreas e esses imóveis.

2. Montadoras de automóveis e Financiamento de Longo Prazo para cidadãos que querem ter o próprio automóvel - de preferência, zero km.

3. Os fabricantes de todos esses gadgets (Computadores, Ipod, Iphone, celulares, etc.) e os consumidores dos mesmos.

4. Salários astronômicos dos executivos de grandes companhias.

5. Os Bancos de investimento e os aplicadores do dinheiro no Mercado Financeiro ganhando muito dinheiro com papéis dessas companhias todas.

6. Etc

Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, o maior empresário brasileiro do século XIX, dizia algo muito básico, mas que parece ter sido esquecido, "quando alguém ganha nos negócios, alguém perde".

Nessa crise financeira mundial, com as Bolsas de Valores e cotações de moedas oscilando enlouquecidas, quem será que está perdendo e quem será que está ganhando?

------------------------------

"Você lê essas histórias de fortunas migrando entre os poucos bolsos de sempre, indo para paraísos fiscais e contas ofishór e voltando disfarçadas, o milagre do dinheiro estéril gerando mais dinheiro estéril, a grande e interminável farra do capital no Brasil...
[...]

Seus apologistas dizem que não há nada de ilegal no turismo sexual que o capital financeiro faz no Brasil para reproduzir a si mesmo, como se o escândalo não fosse justamente sua legalidade. Era o que o Stephen Hawking dizia da sua teoria para os buracos negros, antes de mudar de idéia. Mas aparentemente as leis da física são mais flexíveis do que a ortodoxia do bordel". (O Mundo é Bárbaro - Luís Fernando Veríssimo)

-------------------------------

"O maior investidor do mundo [Warren Buffett] surpreendeu o mercado financeiro nesta sexta-feira (29/2) ao anunciar que sua companhia lucrou cerca de US$ 118 milhões apostando no real contra o dólar. Ele não tem investimentos no Brasil e não se sabia que fosse familiarizado com os movimentos da moeda brasileira.

Em 2007, a cotação do dólar recuou 17,2% em relação ao real. “Os brasileiros que compraram dólares para se proteger perderam metade da sua renda líquida nos últimos cinco anos”, diz Buffett. Desde 2002, ele lucrou US$ 2,3 bilhões apostando contra o dólar com investimentos em moedas como o dólar australiano, a libra esterlina e o euro. Foi o único investimento cambial que a Berkshire Hathaway fez no ano passado. Buffett anunciara na carta aos acionistas em 2007 que estava comprando uma moeda estrangeira, mas não informou qual era. Os palpites do mercado apontavam para o won coreano, mas estavam errados".
(Revista Época Negócios 02/03/2008) http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG82079-8373-12,00.html

----------------------------------

O presidente Lula, imitando seu colega George Bush e demais dirigentes mundiais, já enviou ao Congresso um Projeto para socorrer grandes empresas com problemas de crédito.

No mundo todo, trilhões de dólares serão destinados para essa tarefa.

Mas como essa dinheirama toda vai "socorrer a Economia"?

Injetando-se dinheiro em instituições que possam provocar enormes danos se as mesmas falirem.

------------------------------

"O PROER do Lula é pior do que o PROER do Fernando Henrique. Querem dar dinheiro pros bancos sem trocar os banqueiros, sem intervir nas instituições, sem punir os maus administradores"
(Senador Tasso Jereissati, sobre o pacote ecônomico de ajuda aos bancos que o Governo Federal mandou pro Congresso aprovar).

---------------------

Bom, o resto da história a gente vai ficar sabendo só daqui a alguns anos -- se estivermos por aqui, claro! Mas uma coisa a gente pode saber, já, os responsáveis por essa Crise Financeira Mundial podem estar bem próximos de nós. Na verdade, talvez eu até tenha contribuído. E você, também? Não? Você não é um consumidor?

Bom, nesse ponto a gente assume a nossa parcela de culpa ou faz o que Adão fez, culpa Eva. Ou Evo, ou Saddam, ou Chavés, ou Lula, ou Bush, ou até os aliens... rsrsrs Nós é que não somos responsáveis.

Se alguém tem que ser culpado pelas perdas, que tal Deus? Ou melhor, porque não o Diabo? Afinal, eles não estão aqui para se defenderem.

Isso aí!

Bento Souto

9 de novembro de 2008