Português | English

Devocionais

CONSOLO E FORÇAS RENOVADAS

CONSOLO E FORÇAS RENOVADAS

Consolem, consolem o meu povo, diz o nosso Deus.

Digam coisas boas ao coração do meu povo, e gritem-lhe que já acabou o tempo da guerra interior e da culpa; sim, digam ao meu povo que a sua iniqüidade está perdoada, pois a justiça de Deus foi totalmente satisfeita em Jesus.

Ouçam as vozes solitárias e atentam para todo aquele que não é ouvido, pois por esses tais, muitas vezes, Deus fala.

Dêem ouvidos à voz do que clama como que no deserto, dizendo: Preparem no deserto o caminho do Senhor; endireitem no sertão uma estrada para o nosso Deus; plantem justiça e não injustiça nos jardins de suas casas; e abram portas em seus próprios corações, para que Deus entre...

Certeza tenham todos vocês que todo vale será aterrado, e será aplanado todo monte e todo outeiro; pois o terreno acidentado será nivelado, e o chão que é escabroso, será aplanado; pois Deus vem nos visitar.

Ora, esta é uma parábola para o coração; visto que Deus está preparando o caminho de Sua própria chegada!

A glória do Senhor se revelará a todos; e toda a humanidade juntamente a verá; pois a boca do Senhor o disse.

Uma voz me disse: Clama!

Respondi eu: Que hei de clamar?

Assim você falará, me respondeu:

Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o mundo é erva. Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

Sim, você que é anunciador de Boas Novas ao povo, sobe a um monte alto, e fala a todos.

Sim, você que é anunciador de Boas Novas, erga a voz fortemente!

Sim, levanta-a sem temor, e diz às congregações do meu povo: Eis aqui está o vosso Deus!

O Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará por Ele mesmo; o Seu galardão está com Ele, e a Sua recompensa está com Ele.

Como pastor Ele apascentará o Seu rebanho; nos Seus próprios braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no Seu colo; as pequeninas que ainda amamentam, Ele as guiará mansamente.

Quem mediu com a concha de Suas próprias mãos todas as águas do Universo, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu no bolso de Suas próprias vestes o pó da terra e pesou os montes e os outeiros em balanças de precisão?

Quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como Seu conselheiro, o ensinou?

Com quem tomou Deus conselho, para que alguém lhe desse entendimento? Sim, quem lhe mostrou a vereda do juízo? quem lhe ensinou conhecimento, e lhe mostrou o caminho de entendimento?

Eis que a as nações são consideradas por Ele como a gota dum balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que Ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima, como se fossem penas de uma ave leve!

Nem toda carne da Terra serviria como holocausto a ser a Ele oferecido!

Todas as vaidades e as glórias das nações são como nada perante Ele; são por Ele reputadas menos do que nada, como coisa vã, e como riquezas que não são verdadeiras.

A quem, pois, vocês podem assemelhar a Deus? ou que figura vocês podem a Ele comparar?

Quanto ao ídolo, o artífice o funde, e o ourives o cobre de ouro, e forja cadeias de prata para sustentá-lo de pé.

O homem empobrecido e ignorante, que não pode entender, quer fazer seu próprio ídolo. Assim, escolhe madeira que não apodreça; procura para si um artífice perito, para esculpir uma imagem que não se possa mover do lugar. Assim o pobre faz porque nada entende.

Mas e vocês? Porventura vocês não sabem? porventura não ouviram? ou desde o princípio não foi isto dito a todos os homens? ou será que vocês não têm entendido o que já está dito desde a fundação do mundo?

Deus é um só. E Ele é Aquele que está assentado sobre a esfera que é a Terra, cujos moradores são para Ele como gafanhotos...

Não esqueçam que é Ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.

É Ele quem reduz a nada os príncipes, e torna em nulidade os presunçosos juízes da terra.

Na verdade, mal se tem plantado, mal se tem semeado e mal se tem arraigado na terra o seu tronco, quando Deus sopra sobre eles; e secam-se, e a tempestade os leva como à palha seca.

A quem, pois, vocês hão de me comparar, para que eu lhe seja semelhante? diz o Santo.

Levantem ao alto os olhos, e vejam: quem criou estas coisas?
Quem as criou foi Aquele que faz sair do nada as estrelas como se fossem um exército inumerável. Ele, porém, as chama a todas pelos seus nomes; por ser Ele grande em força, e forte em poder, nenhuma faltará quando Ele as chamar para Si, ou quando as designar para o propósito que lhes determinou.

Por que você diz, ó meu servo, e por que assim você fala, ó meu povo, dizendo:

O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?

Vocês não sabem, não ouviram que o eterno Deus, o Senhor, o Criador do Cosmos, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.

É Ele quem dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que já não tem mais nenhum vigor.

Sem a força do Eterno os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços de exaustos cairão; mas os que esperam no Senhor renovarão sempre as suas forças; subirão com asas como águias, acima das escuras nuvens; correrão a maratona da vida, e não se cansarão; andarão até onde tiverem que andar, e não se fatigarão. Pois a força do Eterno os fará fortalecidos.

Ou vocês não sabem que o poder vem de dentro?

Ou vocês não sabem que o Reino de Deus acontece no coração de vocês?

Os que esperam no Senhor, da fraqueza tiram forças; e do comedor eles tiram comida e mel.



Caio, buscando seguir o caminho do irmão Isaías.