Português | English

Informativo

CBE 2: MANIFESTO DE LAMENTO

CBE 2: MANIFESTO DE LAMENTO

À
Comissão Organizadora do CBE2

Graça e paz!

Como é do conhecimento de vocês, durante o CBE2 organizamos um abaixo assinado com o objetivo legítimo e democrático de expressar nosso lamento pelas ausências dos irmãos Robinson e Caio, entendendo nós todos que assinamos e muitos outros que não foram abordados e que certamente compartilham deste mesmo sentimento: "estes irmãos são preciosos para nós, por tudo que fizeram
até aqui, para que a igreja brasileira cumpra sua missão de agente transformador em nossa sociedade".
Com isto, não queremos colocá-los como semi-deuses ou maiorais..., apenas são especiais, a história de cada um assim evidencia. Pessoalmente, entendo que deixamos de aprender um pouco mais com a ausência de ambos, ainda que fosse a mais simples participação(seminário,oficina,arquibancada, no meio do povo...), não importa!
Porém, desagradável foi ouvir comentários e desculpas de algumas lideranças que se contradiziam ao tentar justificar a ausência destes irmãos, me desculpem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Como seremos uma igreja profética nesta nação se não mudarmos de atitude?
Nós pastores e líderes da igreja, precisamos ser mais humanos, coletivos, humildes...
O texto abaixo, e a atitude de coletar assinaturas de apoio ao mesmo, um simples gesto democrático, incomum em nossas igrejas, tinha caráter pedagógico.
Lamento que o mesmo não tenha sido lido e respondido no Congresso, mas respeito a decisão de vocês.
Algumas pessoas não entenderam à beleza deste simples gesto, respeitamos o pensamento destas, mas oramos à
Deus, quem sabe, o Espírito do Pai transforme nosso orgulho, vaidade e medo, mostrando-nos dependentes uns dos outros e fortes no AMOR.
Conforme combinado com o Pastor Carlos Queiroz, segue o texto (manifesto), com cópia para conhecimento dos irmãos Robinson e Caio.
Que esta experiência, de alguma forma nos edifique, e, perdoem-me se minha atitude e a dos que comigo assinaram este documento, feriu nossa comunhão.

Com respeito e amor.
Pr. Carlos Xavier


MANIFESTO DE LAMENTO

Nós, abaixo assinado, considerando a importância deste evento para a missão e vida da igreja cristã brasileira; considerando o excelente trabalho desta comissão na organização deste evento; considerando também, que até aqui, este congresso está provocando boa reação ao desafio da igreja em inserir-se no mundo, especialmente no público empobrecido do nosso Brasil; considerando o momento que vive a sociedade brasileira com o novo governo que convoca-nos à participação popular; considerando ainda nossa necessidade de uma boa práxis na política eclesiástica, pautada pelo amor, inclusão, ética, tolerância e respeito mútuo; considerando que os irmãos Robinson Cavalcanti
e Caio Fábio de Araújo, prestaram e ainda prestam, importante serviço ao segmento evangélico e à sociedade brasileira, produzindo reflexões lúcidas, profundas e proféticas, ajudando-nos na compreenção e cumprimento da missão integral; manifestamos nosso lamento pelas ausências neste congresso, dos irmãos Robinson e Caio, que deixa incompleta nossa reflexão sobre a "vivência do Evangelho e do Reino de Deus".
Assim sendo, usando o espírito democrático deste Congreso, solicitamos o tempo máximo de cinco minutos para a leitura e considerações deste manifesto:

122 participantes/assinantes
CBE2 - Belo Horizonte/outubro de 2003