Português | English

Devocionais

APARÊNCIAS E SEU VALOR

APARÊNCIAS E SEU VALOR

 

APARÊNCIAS E SEU VALOR


Leia os textos a seguir e pense no significado que a aparência tem para Deus.
Depois responda com o coração as perguntas que farei no final.



I Sm 16:7 “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

Mt 22:16 “E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.

Mc 12:14 “E, chegando eles, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?

Lc 9:29 “E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.

Lc 17:20 “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.

Lc 20:21  E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus.

Jo 7:24  Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

I Co 7:31 “E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

II Co 5:12 “Porque não nos recomendamos outra vez a vós; mas damo-vos ocasião de vos gloriardes de nós, para que tenhais que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração.

II Co 10:7 “Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós de Cristo somos. “

Gl 2:6 “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; “

Gl 6:12 “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”

Cl 2:23 “As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.”

Cl 3:22 “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. “

I Ts 5:22 “Abstende-vos de toda a aparência do mal.

II Tm 3:5 “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”

Tg 1:11 “Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos.”



Responda agora:

1. Qual a importância que a aparência tem no julgamento que você faz das pessoas?

2. Você deixa de fazer o que é certo e justo porque pode vir a ser mal interpretado?

3. Considerando o ensino de Jesus sobre a aparência, de que lado da vida você mais se
    encontra: entre os que protegem a aparência para não ficarem mal com os homens
    ou do lado dos que, se necessário for, deixam os homens pensando o que
    desejarem, mas seu compromisso com a verdade não será negociado?

4. Não dar importância para a aparência é não se cuidar, é fazer o quem vem à cabeça
    ou é não julgar precipitadamente e baseado em critérios exteriores?

Boa reflexão.
Boas tomadas de decisão.

Caio Fábio

Escrito em 2003