100%
Um convite a doce revolução. Vem e Vê.
Google Play Baixe o aplicativo. O evangelho no toque do seu dedo!

TEXTOS > DEVOCIONAIS

A BREVE VINDA DO FILHO DO HOMEM



A BREVE VINDA DO FILHO DO HOMEM


Estes são dias para se reler uma mensagem de Jesus que anda esquecida por aí...

De minha parte, sem exageros, creio que estamos agora mais perto do cumprimento final de todas as coisas do que jamais antes.

Eis o que Jesus disse numa viagem que vai dos dias dos primeiros discípulos, com a destruição de Jerusalém no ano 70, pelos Romanos, aos demais séculos que se seguiram, com a dispersão do povo de Israel sobre a Terra, chegando até aos nossos dias; dias de globalização e de um planeta que assiste, com seus próprios olhos, a chegada do fim...

____________________________________________________________

E falando-Lhe alguns a respeito do templo de Jerusalém, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, Jesus disse:

Quanto a isto que vocês estão vendo, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derrubada.

Mas... antes de todas essas coisas... eles vão prender e perseguir vocês, e entregá-los aos líderes religiosos e aos cárceres; levarão vocês à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Isto vai acontecer para que vocês possam dar testemunho do Evangelho.

Por causa disso, proponham no coração de vocês que vocês não irão premeditar como será a defesa de nenhum de vocês; porque eu mesmo darei boca e sabedoria a cada um, e será de tal modo excelente a minha Palavra que nenhum dos adversários poderá resistir nem contradizer.

Mas até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos vocês serão entregues; e matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados de todos por causa do meu nome. Mas não se perderá um único cabelo da cabeça de ninguém. É pela perseverança que vocês serão galardoados.

No entanto, quando vocês virem Jerusalém cercada de exércitos estrangeiros, saibam então que é chegada a desolação dela. Nesse caso, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque dias de vingança são esses, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.

Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo.

E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.

Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão tais coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?

Respondeu então Jesus: 

Acautelem-se! Não sejam enganados! Porque virão muitos usando meu nome, dizendo: Sou eu; e ainda: O tempo é chegado; não os sigam... Não vão com eles!

Mas quando todos ouvirem falar de guerras e revoluções, que não fiquem assustados! 

É necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo...

Quando chegar o tempo do fim, então, se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu... 

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do universo serão abalados.

Então verão vir o Filho do Homem em uma nuvem, com poder e grande glória!

Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultem e levantem as cabeças, porque a redenção de vocês se aproxima.

Olhem tudo com os próprios olhos de vocês, e não pelos olhos de outros. Não sigam a homem algum, e nem a espírito nenhum. Enxerguem e discirnam. Não aconteça que os corações de vocês se carreguem com as conseqüências da grande orgia que será o mundo, nem da falta de sobriedade daqueles dias de embriaguez espiritual, e nem dos valores e importâncias daquela ou de qualquer era, para que aquele dia não sobrevenha a vocês sem aviso, como se fosse um laço. Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da Terra.

Vigiem em todo o tempo! Façam isso orando, para que vocês possam sobreviver a todas essas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do Homem.

____________________________________________________________

Eu peguei o texto de Lucas 21 e o coloquei na seqüência histórica proposta por Jesus.

O texto no Evangelho tem frases como “Mas antes disso...”, ou “Antes, porém, de todas essas coisas...”, ou ainda de algo como “mas ainda não será o fim...”

Ou seja: Jesus falou qual era a ordem, a seqüência, embora não tenha feito isto conforme a linearidade da seqüência histórica.

Suas mais séria advertência é sobre o perigo de mesmo não praticando certos excessos – ou pensando não praticar –, os discípulos ficassem sedados com o espírito de exageros desse tempo.

Além disso, há também o alerta quanto ao uso do poder religioso; e que se apresenta com duas facetas: a religião perseguiria os discípulos; e muitos oportunistas fariam uso do nome de Jesus a fim de enganar até mesmo aos que cressem; fosse chamando para si mesmos a messianidade e o cumprimento das profecias; fosse pelo uso enganador do Nome, como se por Ele tivessem sido enviados. 

Quanto mais messianismos, mais próximos do apocalipse.

Ninguém precisa fazer muito esforço para ver que estes nossos dias têm cara de apocalipse. E olhe que eu não sou apocalipsista...sou apenas crente o suficiente para não conseguir não discernir os sinais dos tempos.

Então, levante a cabeça!

Esta é a ordem Dele!


Caio